Enfermagem


 
 Orientações Sobre Insulina

Dicas de Transporte e Conservação de Insulinas
·     coloque data de início de uso da insulina na embalagem;
·     a insulina em uso pode ser mantida em temperatura ambiente, protegida de luz, dentro da embalagem de papelão, por até 30 dias;
·     a insulina de reserva deve ser conservada em geladeira, na embalagem original, em frasco plástico com tampa, acima da gaveta de legumes;
·     o transporte das insulinas de reserva deve ser feito em embalagens de isopor ou térmicas, utilizando barreiras que evitem o contato direto da insulina com o gelo;



Dicas para Aplicação de Insulina



• É importante que o paciente efetue o revezamento de locais do corpo, para que uma região não seja sobrecarregada. Também é importante revezar os pontos de aplicação dentro do mesmo local. O excesso de aplicação e a reutilização de agulhas podem causar deformidades no tecido subcutâneo (lipodistrofia). Até mesmo a absorção da insulina pode atrasar.

• Para fazer o revezamento dos locais de aplicação, é aconselhável dividir os locais em pequenas áreas, formando de seis a 12 pontos de aplicação em cada região. Exemplo: seis pontos de aplicação do lado direito do umbigo, e outros seis do lado esquerdo do mesmo.

• Consulte seu médico, ou outro profissional de saúde, sobre a prega subcutânea e o tamanho correto da agulha em relação ao seu tipo físico, na hora da aplicação.

• As regiões mais adequadas para aplicar a insulina são aquelas mais distantes dos vasos sanguíneos, articulações e nervos: braços; abdômen; nádegas e coxas.

• Todas as regiões podem ser usadas para aplicação pelo lado direito e pelo lado esquerdo.

• Cada ponto de aplicação deve ser utilizado apenas uma vez no dia. Podem ser usados novamente após 14 dias, pois esse é o período que cada ponto de aplicação leva para cicatrizar.

• Veja os locais corretos de aplicação em cada membro:



Braço: a região posterior, três dedos acima do cotovelo e três dedos abaixo da axila.

Abdômen: três dedos do umbigo, para a lateral do lado direito e esquerdo.
Nádegas: parte superior externa.

Coxas: região frontal e lateral externa, três dedos acima do joelho e três dedos abaixo da virilha.